sábado, 20 de outubro de 2012

Como surgiu o grupo Encantos da Cantareira!


O Grupo de Artesãos Encantos da Cantareira nasceu em outubro de 2011, do Projeto Gerando Renda em Rede, desenvolvido pela Rede Social Zona Norte com o Apoio do Senac Santana. Esse Projeto reuniu cerca de 30 artesãos da região buscando oferecer a esse grupo capacitação e condições reais de geração de renda a partir da autogestão, educação e fomento de suas atividades artesanais.
Esse projeto contemplou o grupo com as oficinas:

Oficina de Criatividade, oferecida pelo Sebrae Norte –
Com foco no desenvolvimento do potencial criativo e suas implicações no contexto do empreendedor, com exposição de vídeos, dinâmicas de grupo e elaboração de projeto final;
Relação criatividade/empreendedorismo.

Oficina de Empreendedorismo, oferecida pelo Sebrae Norte:
Com o objetivo de desenvolver e incentivar as principais práticas empreendedoras (iniciativa, persistência, comprometimento, busca pela qualidade, independência, autoconfiança, planejamento e monitoramento sistemáticos);
Identificação de oportunidades de negócio;
Importância do planejamento de um negócio, da definição de metas e identificação dos pontos críticos para a operacionalização de uma empresa.

Curso Plano de Negócios, oferecido pelo Senac Santana:
Uma das causas para o processo de exclusão social diz respeito à falta de incentivo a visão empreendedora, fator imprescindível para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Diante desse cenário, o Senac São Paulo tem tido como preocupação o desenvolvimento de cursos e ações que possam atender esta demanda e voltados, especialmente para este público, como forma de contribuir com a capacitação e aperfeiçoamento conceitual e tecnológico, favorecendo a criação de empreendimentos, formando profissionais qualificados a atuar nesse segmento.

Além da geração de renda, o projeto visou contribuir para a construção de uma identidade local baseada na vocação da região, ligada ao samba e ao verde, por isso contamos com a consultoria de Christian Ullman, renomado Designer, que junto com o grupo pensou produtos que trabalhassem a ideia de sustentabilidade e meio ambiente, características intrínsecas à região que abriga a maior floresta urbana nativa do mundo: A Serra da Cantareira

Após a conclusão das Oficinas, o grupo não se desintegrou, e surge por iniciativa de seus membros a criação do grupo de artesãos da Zona Norte “Encantos da Cantareira” sendo este filho legítimo da Rede Social Zona Norte, gerado e nascido a partir da experiência de seus participantes com o propósito de comercializar e gerir suas atividades.
A partir dessa iniciativa o Grupo foi convidado a expor e comercializar seus produtos no Colégio Novo Alicerce, nos dias 09, 10 e 11 de dezembro/2011. Também foi convidado a participar do Natal Iluminado no Polo Ecocultural (antigo Clube do Tiro), evento organizado pela Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Rede Social Zona Norte, nos dias 17 e 18 de dezembro/2011.

Dessa experiência, o grupo deu continuidade em suas atividades em 2012, retomando seus encontros semanais com objetivo de participação na agenda econômica, social e cultural da região. Como a ação em rede dissemina prática produtiva, houve inserção de novos membros ao grupo. Nesse momento o grupo de artesãos, que surgiu de um curso de capacitação profissional, passa a ter sua identidade e sua forma, tornando-se ente local, com suas necessidades específicas e seu conteúdo próprio a oferecer à Comunidade, contando com reconhecimento de instituições partícipes da RSZN - Rede Social Zona Norte. Assim, passa a ser convidado a participar de vários eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário